NeoFórmula
Telefone 19 3255.0909

NOVIDADES

Fique pode dentro das novidades com a NeoFórmula

3 doenças comuns que afetam as mulheres

3 doenças comuns que afetam as mulheres

O Outubro Rosa é um marco na história da saúde feminina. Desde o início da década de 1990, este movimento alerta a população para a importância da prevenção do câncer de mama, um dos tipos de câncer mais comuns a afetar a saúde das mulheres (e também dos homens, em alguns casos mais raros). 

A prevenção, através do autoexame e de consultas periódicas com o ginecologista, é a melhor forma de lutar contra o câncer de mama, por isso uma campanha de conscientização tão grande como o Outubro Rosa tem tanta importância.

Porém, essa não é a única doença que afeta a saúde da mulher. Diversos outros problemas de saúde podem prejudicar o bem-estar feminino, e também exigem atenção e cuidado. Veja abaixo algumas das mais comuns e saiba como se prevenir:

Câncer do colo do útero

A prevenção ao câncer do colo do útero tem cada vez mais se tornado tema de campanhas de conscientização, a ponto dessa doença também fazer parte de algumas campanhas do Outubro Rosa. Este tipo de câncer é causado normalmente pelo HPV, o papilomavírus humano.

O câncer do colo do útero é o segundo mais comum entre as mulheres, perdendo apenas para o câncer de mama. Seu diagnóstico é feito a partir do exame papanicolau.

Miomas

Miomas são tumores benignos que surgem no útero de muitas mulheres. Normalmente, os miomas não apresentam sintomas, por isso são diagnosticados em exames de rotina, como ultrassons e exames ginecológicos - por isso a importância de visitar periodicamente um ginecologista. Dependendo do tamanho, da localização e de outros fatores, algumas mulheres podem sentir sintomas como um sangramento uterino anormal ou pressão na região da bexiga.

Infecções urinárias

Apesar de ser uma doença que também pode afetar homens, a prevalência das infecções urinárias acontece majoritariamente em mulheres. É caracterizada pela presença de bactérias nocivas em alguma parte do trato urinário. Infecções urinárias em mulheres podem ser causadas em função de relações sexuais ou por causa de bactérias que migram do trato intestinal.

Existem duas formas de infecção: a cistite, que afeta a bexiga, e a pielonefrite, que atinge os rins e tem sintomas mais difíceis de lidar.

Voltar

Consulte seu médico ou profissional da saúde ou clique aqui e entre em contato conosco.